(55) 3538-1799

NO AR

Hora Máxima

Com Lucas Mumbach

Saúde

Ministério da Saúde faz alerta sobre aumento de casos de Covid-19 e reforça o uso de máscaras

Nota da Secretaria de Vigilância cita circulação da subvariante da ômicron BQ.1 no país. No sábado (12), ministro da Saúde fez apelo para população se vacinar.

Publicada em 14/11/2022 às 09:47h

por G1


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação/Heloise Hamada)

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde divulgou no sábado (12) uma nota técnica alertando estados e municípios sobre o aumento do número de casos de Covid-19 no país e reforçando a necessidade uso de máscaras.

No documento, a pasta cita a circulação da subvariante da ômicron BQ.1 no país e aponta, além do uso de máscaras, o reforço da higienização frequente das mãos com álcool 70% ou água e sabão.

A secretaria destacou que as medidas deves ser seguidas principalmente "por indivíduos com fatores de risco para complicações da Covid-19 (em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades)".

Esses cuidados também devem ser levados adotados por pessoas que tiveram contato com casos confirmados da doença e por quem costuma frequentar locais fechados e mal ventilados, aglomerações ou unidades de saúde.

Também no sábado, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, publicou nas redes sociais um apelo para a população buscar os postos de vacinação.

Ele disse que 69 milhões de brasileiros ainda não tomaram 1ª dose de reforço e 32,8 milhões que poderiam ter recebido a 2º dose de reforço ainda não se vacinaram.

Já neste domingo (13), o Ministério da Saúde enviou uma nota à imprensa em que destacou os números mencionados por Queiroga e a circulação de novas linhagens da variante ômicron.

A pasta concluiu o comunicado ressaltando a importância dos imunizantes no controle da pandemia.

“Mais de 69 milhões de brasileiros não tomaram a primeira dose de reforço contra o vírus. Nesse contexto, o Ministério da Saúde convida a população a completar e reforçar a imunização, uma vez que as vacinas foram fundamentais para controlar a emergência de saúde provocada pela Covid-19 e seguem sendo importantes."

Levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil mostrou que, entre sexta (11) e sábado, foram contabilizados 5.262 novos casos da doença.

No total, o país registrou 5.262 novos diagnósticos de Covid-19 em 24 horas, completando 34.954.680 casos conhecidos desde o início da pandemia.

Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 8.935, com variação de +74% em relação a duas semanas atrás.

 

BQ.1

Em circulação no país, a nova subvariante da ômicron da Covid, a BQ.1, foi encontrada em São Paulo, onde ocorreu uma morte, no Amazonas, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Com sintomas semelhantes às variantes anteriores, a BQ.1 não é de maior gravidade.

De qualquer forma, a recomendação do Ministério da Saúde é completar o esquema de vacinas – que protegem contra essa nova subvariante – e manter medidas como o uso de máscaras e distanciamento social, principalmente pela população mais vulnerável, como idosos e imunossuprimidos.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

TELEFONE/WHATSAPP

55 3538 1799

Copyright (c) 2024 - FM SUCESSO - Sucesso FM 88.3 - Boa Vista do Buricá - Crissiumal
Converse conosco pelo Whatsapp!