(55) 3538-1799

NO AR

Coração Sertanejo

fmsucesso.net.br

Regional

Municípios decretam situação de emergência após estragos pelo vendaval na região

Publicada em 03/01/2024 às 09:52h

por Rádio Alto Uruguai


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Rádio Alto Uruguai)

Os municípios da região mais afetados pelo temporal da última sexta-feira já organizam os decretos de situação de emergência por conta dos estragos. A prefeitura de Sede Nova publicou ontem o documento. Conforme a Defesa Civil municipal, os laudos com os números consolidados estão sendo providenciados. O levantamento preliminar indicou que mais de 100 residências foram destelhadas. Cinco famílias ficaram desalojadas – totalizando 25 pessoas – que necessitaram ser alocadas na casa de parentes ou amigos.

O vendaval atingiu residências tanto na zona urbana como na rural de Sede Nova. Houve ainda destelhamentos de prédios públicos, queda de galhos e árvores, danos em galpões e fristais de leite. Foram afetados os prédios das escolas João Didoné e EMEI Pequenos Aprendizes, a sede do parque de máquinas, Unidade Básica de Saúde e sala do PIM.

Em Humaitá, também foi elaborado decreto de situação de emergência em função do vendaval. O número de casas destelhadas subiu para 63, destas, 21 são de moradores do interior. Os estragos na cidade ocorreram em diversos pontos, assim como na zona rural, onde foram constatados na Linha Cascata, Linha Natal, Herval Novo, Herval Grande, Perdidas, Linha Pescador, Lajeado Jacu, Linha Paulata, Sanga Almeida, Duas Pontes, Sanga Freitas, Linha Bonita, Linha Schwade e Boa Esperança.

O levantamento completo está sendo confeccionado pela equipe técnica da Defesa Civil de Humaitá. Pelo menos sete edificações institucionais e três comércios também foram afetados. Um automóvel foi atingido pela queda de uma árvore na ERS-207, em Humaitá.

Seis pessoas ocupavam a Chevrolet Zafira que foi atingida durante o temporal no trecho entre o acesso para a localidade de Herval Grande e a ponte sobre o Lajeado Grande.Ninguém se feriu.

Uma torre de internet instalada aos fundos da igreja matriz Santa Cecília foi derrubada. Estruturas metálicas arrancadas de uma edificação nas proximidades possivelmente provocaram a queda ao atingir os estais que davam sustentação à torre. A fachada de um restaurante, telhados de residências próximas e da igreja também foram danificados.

Dentre os prédios públicos com destelhamentos estão a Escola Fernando Ferrari e a quadra coberta da mesma escola. O Hospital Adesco sofreu destelhamento parcial, assim como a APAE. Pelo menos até ontem ainda havia pontos sem energia elétrica tanto em Humaitá como em Sede Nova. A prefeitura de Sede Nova, inclusive, emitiu um comunicado à população para que utilize água apenas para as necessidades essenciais e evite lavar veículos e calçadas.

O abastecimento na cidade é garantido por dois geradores. Alerta-se que o uso excessivo de água pode sobrecarregar os equipamentos e interromper o fornecimento.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

TELEFONE/WHATSAPP

55 3538 1799

Copyright (c) 2024 - FM SUCESSO - Sucesso FM 88.3 - Boa Vista do Buricá - Crissiumal
Converse conosco pelo Whatsapp!