Peça sua música (55) 9 9605-4219

NO AR

Show da Sucesso

Com André Klein

Nova Candelária

Nova Candelária conclui parte principal da obra para o funcionamento da estação de tratamento de esgoto sanitário

Publicada em 13/05/20 as 10:39h por Prefeitura de Nova Candelária / Sucesso FM


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Prefeitura de Nova Candelária)
Obra está em fase de ligação das redes já existentes 


A estação de tratamento de esgoto sanitário é um projeto idealizado pela comunidade de Nova Candelária durante muitos anos. Com um trabalho gradativo e a participação de todos os gestores, as redes de esgoto foram implantadas com o passar dos anos, faltando somente uma estação para realizar o tratamento adequado.

No ano de 2015 foram adquiridos os primeiros tanques, visando um sistema de tratamento anaeróbio (sem utilização de oxigênio), projeto que foi recebendo melhorias e se modificando, passando para um sistema mais eficiente do tipo aeróbio (com aplicação de oxigênio). No ano passado, ainda no primeiro semestre de 2019, a atual administração iniciou a construção da estação, bem como, a aquisição dos demais tanques e equipamentos necessários para o seu funcionamento.

Na última semana a equipe da Bakof Tec, empresa vencedora da licitação para a obra, esteve em Nova Candelária para realizar a entrega técnica da estação. Rodrigo Castro e Paola Bueno, do setor de engenharia da empresa, acompanhados do responsável pela parte elétrica e de automação, Valdecir Carvalho, apresentaram todos os equipamentos que fazem parte da ETE, explicando as operações e alertando para os cuidados e a manutenção do sistema.

A obra, que já registra um investimento superior a R$ 450.000,00 está com a fase construtiva concluída. Neste momento a estação está recebendo a ligação das redes já existentes na parte sul da cidade, uma etapa que será gradativa e acompanhará diversos testes. Nos próximos dias, o local será cercado e receberá medidas de segurança.


ENTENDA UM POUCO DO PROCESSO DE FUNCIONAMENTO 
↪️ 1) A estação de tratamento do esgoto sanitário de Nova Candelária é 100% automatizada, tendo um sistema controlado por um moderno painel de comando, controlado por sensores instalados para todas as etapas do processo, que acusam qualquer falha ocorrida para uma rápida identificação e solução de um problema, caso houver.

↪️ 2) Todo esgoto, ao chegar na ETE, passará pela caixa de gradeamento, que irá reter todos os materiais “não tratáveis”, como plásticos, fraldas e papel higiênico. Lembrando que este tipo de material NÃO DEVE ser descartado no esgoto.

↪️ 3) Logo em seguida, o esgoto é direcionado para a caixa desarenadora, onde ficará depositado materiais como areia e terra, que não devem entrar na estação. A caixa desarenadora é composta ainda por uma calha-parshall, que mede o volume de esgoto que está entrando na estação.

↪️ 4) O próximo passo é a condução do esgoto para o tanque de equalização, por meio de uma estação elevatória. No local, os tanques têm a função de homogeneizar o esgoto a ser tratado e manter um volume constante de entrada de esgoto no restante da estação.

↪️ 5) Ao receber o esgoto para o primeiro processo, o reator aeróbio conta com uma massa de bactérias que eliminam toda a parte poluente. O restante do lodo passa para um tanque de decantação, que separa o lodo já tratado da parte líquida.

↪️ 6) Seguindo para a próxima etapa, a parte líquida restante é encaminhada para um filtro, para passar pelo sistema de cristalização, que eliminará o restante dos poluentes.

↪️ 7) Antes de finalizar o tratamento, o material restante livre de poluentes passa pelo sistema de desinfecção por lâmpada UV (ultravioleta), para a eliminação de patógenos (bactérias que podem causar doença). Após esta última etapa, o restante do material líquido tratado é direcionado ao córrego, com uma eficiência de tratamento entre 95 e 99%, devolvendo a água ao meio ambiente de acordo com a legislação ambiental, melhorando a qualidade do córrego, eliminando odores e não oferecendo riscos para a saúde e o meio ambiente.

↪️ 8) O lodo tratado e acumulado no decantador, quando necessário, será retirado e colocado no leito de secagem.

Uma equipe técnica de Nova Candelária foi treinada e realizará inspeções diárias no local, bem como, já analisa e busca levantamentos para o projeto que atenderá a parte norte da cidade.

A Administração Municipal agradece a todos os profissionais do município que se empenharam para a realização desta obra. Em especial, ao Luiz Henrique Ghilardi e Carine Andrioli do departamento da engenharia Bakof Tec e demais profissionais da empresa.

Parabéns a todos os envolvidos pela conclusão de um projeto sonhado pela comunidade e que representa desenvolvimento ao Município de Nova Candelária. 












ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

55 3538 1799

Copyright (c) 2020 - FM SUCESSO - Sucesso FM 88.3 - Sempre com você!