O restaurante flutuante em construção às margens do rio Uruguai, em Porto Mauá, terá a inauguração em novembro. O empreendimento, com área construída de 342 metros quadrados e capacidade para 157 pessoas, é resultado do investimento dos santa-rosenses Heitor Käfer e Marco Flores.
As obras foram impactadas pelas chuvas e enchentes que atingiram a região neste ano, mas agora devem avançar em ritmo acelerado. O restaurante, será construído sobre uma barcaça de carga, ficará a 30 metros do porto, em um ponto estratégico que oferece uma vista privilegiada da “ferradura” do rio Uruguai. Um mezanino de 80 m² proporcionará aos visitantes uma visão panorâmica ainda mais ampla.
O projeto inovador é tocado por uma equipe multidisciplinar de sete profissionais, incluindo engenheiros naval, civil, industrial e ambiental, além de biólogo, arquiteto e geólogo. A iniciativa, idealizada há três anos, cumpre rigorosamente a legislação para empreendimentos do tipo.
A estrutura metálica do restaurante é fabricada sob medida, seguindo os preceitos da engenharia industrial. O engenheiro naval responsável pelo projeto trabalha em um dos maiores estaleiros da América Latina, localizado em Santa Catarina.