(55) 3538-1799

NO AR

AGROFEST

Com André Klein

Curiosidade

3ª pessoa mais velha do mundo, mora em São Luiz Gonzaga e completou 116 anos hoje (19/02)

Publicada em 19/02/2024 às 17:00h

por GNI


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Arquivo Nathana Kiwel)

Ilustre moradora de São Luiz Gonzaga, dona Margarida Blanco, nascida em Itaqui no dia 19 de Fevereiro de 1908, completa 116 anos de feliz vida, com muita saúde, alegria, auto estima e fé.

Pelas informações da Gerontology Research Group (GRG), uma organização global que mapeia idosos com mais de 110 anos, dona Margarida figurava como a 4ª pessoa mais velha do mundo em fevereiro de 2023, quem ocupava a 3ª posição era a japonesa Fusa Tatsumi, que faleceu em dezembro do ano passado, com isso, dona Margarida assumiu a 3ª posição no ranking.

Pra se ter uma ideia, dona Margarida é apenas 350 dias ou 11 meses e 15 dias mais nova que a Espanhola Maria Branyas Morera, que é a mais velha do mundo e completará 117 anos no próximo dia 04 de março segundo o GRG, e o Guinness World Records – livro dos recordes mundiais.

Mãe de oito filhos, 39 netos, 104 bisnetos e 31 tataranetos, trabalhou toda a sua vida na roça, de onde vem sua paixão por movimentar-se, não estar parada, e produzir aquilo que a terra da.

As limitações da idade como artrose e audição, não são nada perto da sua grande memória, histórias, e claro, as deliciosas receitas que carrega da longa vida.

Segundo a bisneta Nathana Kiwel, a bisa não tem restrições alimentares, de vez em quando uma cabeça de porco assada com batata doce, pra relembrar os cardápios de antigamente, e lá de vez em quando um “refrizinho” faz parte também.

Perguntado sobre as memórias eternas que terá da bisa, ela complementa:

“Desde pequena quando ela vinha nos visitar em Cerro Largo, me trazia uma batata doce assada no fogão a lenha enrolada num lencinho, e 10 Cruzeiros enroladinho de presente, sem entender que a moeda já era real, (risos)”.

Os segredos para chegar a 116 anos?

Trabalhar, amar o próximo, rezar e ter fé em Deus, cita vó Margarida.

A fé movida pela reza, faz com que seus filhos, netos, bisnetos e tataranetos, estejam em sua orações diárias.

A força para viver impressiona:

“Tenho vontade de viver. Quando Deus quiser me levar, quero estar dormindo e não acordar mais. Já pedi isso a Ele. Enquanto puder me arrumar, me lavar, quero viver”, acrescentou.

Margarida vive com a filha caçula, Eloir Blanco, 74 anos, a responsável pelos cuidados da mãe. Ela acorda antes das 8h e vai ao banheiro “se lavar” sozinha. Depois, na cadeira de rodas, acompanha programas de um canal religioso na televisão. Só então toma café da manhã: ovo cozido, pão com chimia e café com leite integram o menu preparado pela filha.

Fazem anos que dona Margarida não visita hospital, os exames de rotina sempre estão bons, não sofre de colesterol, nem diabetes ou alguma outra alteração.

Movida pela fé, amor e paz, que nossa querida vó Margarida, viva ainda muitos e muitos anos.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

TELEFONE/WHATSAPP

55 3538 1799

Copyright (c) 2024 - FM SUCESSO - Sucesso FM 88.3 - Boa Vista do Buricá - Crissiumal
Converse conosco pelo Whatsapp!