(55) 3538-1799

NO AR

Bandas e CIA

Com Marcelo Hols

Clima

Chuva provoca estragos em lavouras e estradas, além de obstrução de pontes no RS

Publicada em 16/04/2024 às 08:38h

por GZH


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Prefeitura Municipal de Morrinhos do Sul)

Municípios gaúchos afetados pela chuva que atinge partes do Estado desde a semana passada registram estragos nesta segunda-feira (15). A instabilidade do tempo é observada sobretudo nas regiões Central, Litoral Norte e Fronteira Oeste. 

Morrinhos do Sul, no Litoral Norte, registra quase 300 milímetros desde a última quinta-feira. No domingo (14), choveu 116,8 milímetros no município em 24 horas, quantidade que representa 67% da média esperada para todo o mês de abril. Estradas vicinais foram danificadas, afetando o escoamento da produção de banana. Porém, segundo o prefeito Marcos Venicios Evaldt da Silveira, a chuva vem sendo distribuída ao longo dos dias, de modo que Morrinhos dos Sul não contabiliza outros estragos.

Em Gentil, no norte do Estado, houve estragos em lavouras e estradas e obstrução em pontes devido à forte chuva e a enxurradas, segundo a Defesa Civil estadual.

Na Fronteira Oeste, o Rio Quaraí transbordou e atingiu o nível de 9m34cm na tarde desta segunda-feira (15). De acordo com a Defesa Civil de Quaraí, três famílias precisaram ser retiradas de casa e estão abrigadas no Piquete Piazito Carreteiro. Além disso, pontes que dão acesso aos bairros Gaudêncio e Saladeiro estão submersas.

Na Região Metropolitana, o órgão registrou a queda de uma árvore sobre uma casa em Viamão, mas sem feridos.

Situação de emergência homologada

Nesta segunda-feira (15), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em quatro municípios gaúchos afetados por vendavais em março deste ano. São eles: Cerrito, Espumoso, Hulha Negra e Lagoa Vermelha. Na oportunidade, o Estado chegou a registrar ventos de até 142 km/h.  Em Cerrito, 250 casas chegaram a ser destelhadas total ou parcialmente.

Com o reconhecimento, os municípios estão aptos a solicitar recursos do governo federal para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais. 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

TELEFONE/WHATSAPP

55 3538 1799

Copyright (c) 2024 - FM SUCESSO - Sucesso FM 88.3 - Boa Vista do Buricá - Crissiumal
Converse conosco pelo Whatsapp!