

O governador Eduardo Leite, acompanhado da titular da Secretaria da Saúde (SES), Arita Bergmann, anunciou, nesta segunda-feira (4/8), a nova fase do Programa Avançar Mais na Saúde, que investirá R$ 213,7 milhões na rede de saúde do Estado. Com o anúncio, o total investido pelo programa chega a R$ 1,16 bilhão. Agora o Rio Grande do Sul está diferente.
“Chegar a quase R$ 1,2 bilhão em investimentos na saúde é mais do que um número, é a prova da virada de jogo que conquistamos no Rio Grande do Sul. Esse era o montante que, no passado, estava acumulado em dívidas com os hospitais, resultado da crise fiscal do Estado. Nós quitamos cada centavo e, agora, aplicamos praticamente o mesmo montante em novos investimentos, pagando tudo rigorosamente em dia. Hoje, os hospitais têm a segurança de que receberão na data certa pelos serviços prestados. Os valores anunciados reforçam, de forma concreta, o nosso compromisso com a qualidade de vida dos gaúchos e com um futuro mais justo e eficiente para a saúde do Rio Grande”, afirmou o governador.
Entre as instituições beneficiadas nesta nova fase, destacam-se três hospitais da Região Celeiro, que juntos receberão mais de R$ 9 milhões em investimentos. O Hospital Beneficente Santo Antônio, de Tenente Portela, será contemplado com R$ 6,01 milhões; o Hospital Santa Rita de Cássia, de Redentora, com R$ 1,7 milhão; e o Hospital de Caridade de Três Passos, com R$ 1,3 milhão.
Reforço na capacidade de atendimento
O maior volume de recursos, de R$ 198,7 milhões, será aplicado em hospitais para reforçar a capacidade de atendimento. Serão R$ 168,7 milhões para 62 instituições em 58 municípios das sete macrorregiões de saúde que atendem gratuitamente a população pelo Sistema Único de Saúde (SUS), R$ 25 milhões para os hospitais pertencentes ao Estado e mais R$ 5 milhões para unidades de pequeno porte, com até 50 leitos.
Próximo de completar quatro anos, o programa, lançado em setembro de 2021 com o nome de Avançar na Saúde, busca qualificar e ampliar a rede hospitalar, com melhorias de infraestrutura e aquisição de equipamentos. Ele também reforça a atenção básica, com reformas e ampliações de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e incremento da assistência farmacêutica.
“Estamos vivendo um momento muito importante para a saúde no Rio Grande do Sul. O Avançar Mais na Saúde tem sido fundamental para expandir os serviços e oferecer atendimento qualificado à população. Com os investimentos anunciados hoje, damos mais um passo importante para tornar nosso sistema de saúde mais eficaz, cuidando com respeito e responsabilidade de todos aqueles que precisam”, comenta Arita.