A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira, a Operação Manager, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas e o planejamento de homicídios em Santo Ângelo. A ação é coordenada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) e ocorre simultaneamente nas cidades de Santo Ângelo, Canoas, Porto Alegre e Alvorada.
Estão sendo cumpridas 34 ordens judiciais de busca e apreensão e 15 mandados de prisão preventiva, expedidos pela 1ª Vara Criminal de Santo Ângelo. Aproximadamente 200 policiais civis participam da operação.
As investigações tiveram início há cerca de seis meses e indicam que o grupo criminoso exercia controle sobre parte do tráfico de drogas em Santo Ângelo. Também foi identificado o planejamento de homicídios, que foram evitados em pelo menos duas ocasiões graças à atuação da DRACO. Nessas situações, foram apreendidas armas — entre elas, um fuzil — além de entorpecentes.
Um dos gerentes da organização, responsável pela logística de distribuição de drogas e pela movimentação de armas e integrantes da região metropolitana, foi preso durante as investigações. Também foram cumpridos mandados de busca contra a liderança do grupo, que cumpre pena na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas.
A Polícia Civil segue com as diligências e reforça o compromisso com o enfrentamento ao crime organizado no estado.