Uma forte massa de ar polar provocou as primeiras nevadas do ano entre a última noite e a manhã de hoje em regiões de Mendoza, Córdoba e San Luis, na Argentina, cobrindo paisagens e afetando estradas. A neve foi intensa e com vento em alguns pontos, caracterizando uma nevasca.
Em Mendoza, a neve caiu em áreas de alta montanha e próximas da capital, surpreendendo moradores e turistas. Ainda não houve registros significativos no centro urbano da Grande Mendoza. A Direção Provincial de Trânsito alertou para acúmulo de neve nas rodovias provinciais 94 e 89, especialmente entre La Quebrada e o Manzano Histórico, em Tunuyán.
Em Córdoba, os primeiros flocos começaram a cair por volta das 6h da manhã de hoje na região das Altas Cumbres. Devido à intensidade da neve e ao acúmulo de gelo, a Polícia Rodoviária decidiu fechar totalmente o caminho das Altas Cumbres, medida tomada por segurança dos motoristas. Também houve registro de neve em outras localidades serranas como Tanti, Calamuchita e o Cerro Champaquí, além de La Cumbrecita, onde o fenômeno gerou belas imagens na manhã desta terça.
Em San Luis, a cidade de Villa de Merlo também foi surpreendida pela neve nesta terça-feira, consolidando o avanço do fenômeno em todo o centro do país. As nevadas marcam um início precoce do inverno e reforçam os efeitos da massa de ar polar, que deve continuar influenciando o tempo até o começo de junho.