Peça sua música (55) 9 9605-4219

NO AR

Show da Sucesso

Com André Klein

Agricultura

Secretaria da Agricultura alerta sobre recebimento de sementes misteriosas

Publicada em 16/09/20 as 18:23h por Governo do RS / O Município Blumenau / Sucesso FM


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Gabriel Zapella)
Pacotes misteriosos têm sido entregues a moradores de Santa Catarina junto a compras realizadas pela internet. Os pacotes, supostamente enviados da China, descrevem o conteúdo como “joias”, mas possuem sementes dentro.



A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) alerta para o recebimento de sementes vindas do exterior sem solicitação do destinatário.

Casos relatados à Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) dão conta de que agricultores estão recebendo pequenos pacotes contendo sementes diversas, não identificadas, como brindes acompanhando compra de outros produtos, ou até mesmo sem ter sido feito qualquer tipo de encomenda.

O Ministério da Agricultura já havia alertado sobre situações similares ocorridas nos Estados Unidos, que estão sob investigação pelo órgão oficial de defesa agropecuária americano.

“A importação de vegetais é regulamentada para evitar que pragas venham a atingir as áreas de produção e o ambiente do Rio Grande do Sul, com grande risco de prejuízos à economia agropecuária e impactos ambientais”, afirma Ricardo Felicetti, chefe da divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Seapdr.

Ainda não há relato de casos desse tipo no Rio Grande do Sul, mas a Secretaria da Agricultura orienta a população – principalmente os agricultores – que, caso recebam pacotes de sementes não encomendados, entreguem o material à inspetoria de defesa agropecuária ou escritório de defesa agropecuária mais próximo do seu município. “O pacote não deve ser aberto ou descartado no lixo, nem o material ou as sementes devem ser cultivados ou descartados no solo sob nenhuma hipótese, a fim de evitar que estas sementes atinjam o ambiente e áreas agrícolas do Estado”, alerta Ricardo Felicetti.

Outros canais para comunicação de recebimento de sementes não solicitadas do exterior são os telefones da divisão de Defesa Sanitária Vegetal, (51) 3288-6289 e 3288-6294, ou o e-mail defesavegetal@agricultura.rs.gov.br.


Riscos da utilização de sementes ilegais
– Plantas Daninhas: introdução de alguma espécie vegetal sem ocorrência no Brasil, o que pode dificultar o controle da mesma e/ou aumentar o uso de agrotóxicos, afetando a produtividade agrícola e pecuária, além dos riscos ao ambiente;

– Insetos: sementes podem ser disseminadoras de insetos que provoquem pragas, comprometendo a produtividade de lavouras e aumentando o custo da produção;

– Fungos, bactérias e vírus: sementes sem procedência podem vir contaminadas e tornam-se vetores de grandes epidemias de doenças no campo e, consequentemente, a perda de produtividade e o aumento do custo da produção pacotes.






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

55 3538 1799

Copyright (c) 2020 - FM SUCESSO - Sucesso FM 88.3 - Sempre com você!