(55) 3538-1799

NO AR

Sucesso Total

Com André Klein

Economia

FAHOR realiza pesquisa de inadimplência no comércio de Horizontina

Publicada em 21/12/16 às 16:40h

por Divulgação FAHOR


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação FAHOR)
Na última semana, foram apresentados os resultados da pesquisa sobre inadimplência no comércio de Horizontina, realizado pelos acadêmicos de Ciências Econômicas da FAHOR na disciplina de Estatística Econômica. A professora Cassia Bordim Santi juntamente com os acadêmicos, Ana Paula Dalla Lana, Anderson Rafael Pollo, Bruna Carolina Moentke, Hilton Kretzmann, Jackson Giovan Lipke, Jaqueline Laila Cansi, Jean Frantiesco Dalcin, Joici Cristiani de Souza, Larissa Franus, Mariele Aline Müller, Noeli Dreissig Hirt, Rogério André Beling, Sabrina Lucas, Taís Raiela Müller, Vanessa Andreia Maron e Vinícius Bonapaz montaram um questionário com 10 indagações sobre inadimplência e pesquisaram 5 áreas do comércio: lojas de vestuário, eletrodomésticos, supermercados, restaurantes e farmácias.

Segundo a professora Cassia, "este trabalho tem principal objetivo aplicar a teoria a prática, ou seja, aplicar os conceitos estatísticos estudados em um trabalho de pesquisa de interesse dos acadêmicos e da comunidade". Ainda segundo ela, o trabalho de pesquisa tem por finalidade analisar a inadimplência no comércio de Horizontina e ao final, propor dicas para empresários e consumidores.

A professora explica que "foi realizada uma amostragem aleatória simples, escolhendo aleatoriamente cinco estabelecimentos comerciais e realizando a pesquisa nos mesmos. As perguntas foram formuladas pelos acadêmicos juntamente comigo".

Conforme a pesquisa realizada pelos acadêmicos, os fatores que podem estar influenciando na inadimplência dos clientes seriam:

Empréstimos;

Desemprego;

Falta de controle financeiro, gastos desnecessários.

Os acadêmicos também propuseram algumas medidas com o objetivo de reduzir a inadimplência:

Aumentar o número de informações no cadastramento dos clientes emitentes de cheques;

Limitar os valores para compra à prazo com cheques;

Consultas ao sistema de informações de crédito;

Trabalhar com cartões de crédito e débito;

Atualização cadastral mensal;

Priorizar vendas á vista;

Trabalhar o mínimo possível com crediário;

Todo empresário deve saber o que está acontecendo com a economia, nível de desemprego, retração do PIB e tantos outros fatores que podem determinar uma crise de inadimplência.

Promoções e a criação do cartão fidelidade;

Sugere-se que os empresários, façam descontos especiais para quem comprar à vista, para assim ter menos inadimplentes em suas lojas.

E ainda, propuseram algumas dicas para os clientes e fazerem suas compras de final de ano e não entrarem em 2017 no vermelho e nem na inadimplência. As dicas para os consumidores são:

Faça o controle financeiro, pode ser por planilhas básicas ou com um simples aplicativo de telefone, para que possa saber a hora de parar de gastar;

Crie o hábito de guardar dinheiro, para que em uma situação de emergência você não se torne inadimplente;

Procure comprar somente à vista, evitando parcelar as compras em muitas vezes;

Procure sempre conversar com o credor, negociando a dívida da melhor maneira possível;

Busque descontos;

Pesquise preços;

Os acadêmicos realizaram a pesquisa entre outubro e novembro desse ano aqui na cidade. Todos os dados são sigilosos e não estão nem na pesquisa escrita e nem nas apresentações orais. Para mais detalhes quanto as pesquisas, elas estão publicadas no site fahor.com.br.


Postado por Lucas Mumbach



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

TELEFONE/WHATSAPP

55 3538 1799

Copyright (c) 2024 - FM SUCESSO - Sucesso FM 88.3 - Boa Vista do Buricá - Crissiumal
Converse conosco pelo Whatsapp!