(55) 3538-1799

NO AR

Bom de Baile

Com Jéssica Eckert

Cultura

Ruínas Jesuíticas de São Miguel das Missões terão investimento de R$ 3 milhões

Publicada em 07/02/19 às 10:53h

por ZH / Sucesso FM


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Bruna Riffel / Sucesso FM)
São Miguel das Missões viverá um dia especial nesta sexta-feira, 8 de fevereiro, com a ordem de início para uma série de obras no entorno do sítio arqueológico e a entrega de uma certificação que eleva a Tava à condição de patrimônio cultural do Mercosul. A Tava é um espaço sagrado para o povo guarani, abrangendo a zona onde estão situadas as ruínas da missão jesuítica de São Miguel. Já era patrimônio cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que no ano passado apresentou a candidatura ao bloco regional.

O certificado é entregue nesta quinta-feira a representantes dos indígenas, autoridades locais e ao Iphan por Gabriela Gallardo, coordenadora executiva da Comissão de Patrimônio Cultural do Mercosul. Conforme a tradição, a Tava foi construída e habitada pelos ancestrais dos guaranis, a pedido da divindade Nhanderu, e representa um lugar de referência para a memória e a identidade do povo indígena.



Na mesma solenidade, será dada a ordem de início para obras do PAC Cidade Históricas, programa conduzido pelo Iphan. Serão investidos R$ 3 milhões em implantação de trilhas, ciclovias, pavimentação de calçadas, condições de acessibilidade, novo paisagismo e requalificação de três praças. A intervenção no entorno do sítio arqueológico tem como objetivo qualificar a cidade. A previsão de conclusão é para daqui a um ano.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

TELEFONE/WHATSAPP

55 3538 1799

Copyright (c) 2024 - FM SUCESSO - Sucesso FM 88.3 - Boa Vista do Buricá - Crissiumal
Converse conosco pelo Whatsapp!