(55) 3538-1799

NO AR

Raízes e Canções com Dudu França

fmsucesso.net.br

Boa Vista do Buricá

Projeto que visa reativar Usina no Rio Inhacorá recebe licença ambiental de instalação

Pequenas Hidrelétricas de Boa Vista do Buricá e Santo Augusto estão entre as centrais que receberam licenças ambientais de instalação

Publicada em 05/09/17 às 09:46h

por Mirella Poyastro - Ass Com. do Governo do RS/ Site Turismo Noroeste Gaúcho


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Site Turismo Noroeste Gaúcho)
Seis empreendimentos de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) receberam, na tarde da sexta-feira, 1º de setembro, as licenças ambientais de instalação. Juntos, os projetos vão gerar 8,75 megawatts de energia elétrica, o equivalente ao fornecimento de luz para 25 mil residências. A entrega foi feita durante a Expointer, pelo governador José Ivo Sartori e a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, em ato na Casa Branca, sede do Executivo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Os empreendimentos licenciados são: 
- Conquista Geração de Energia Elétrica Ltda - CGH Mirim, de Santa Bárbara do Sul;
- Usina Hidrelétrica Suzana Ltda - ME - PCH Suzana, de Gaurama; 
- APS Construções Eireli - ME - CGH Segredinho, de Ipê; 
- Usina São Domingos do Prata Ltda - ME - CGH Domingos do Prata, de Vista Alegre do Prata; 
- Usina Hidrelétrica Poersch Ltda - CGH Poersch, de Boa Vista do Buricá; 
- Hidroelétrica Sperotto Queda do Turvo Ltda - Me - CGH Sperotto, de Santo Augusto.

Essas projetos integram os 91 projetos viáveis, anunciados em julho, no lançamento do Programa Gaúcho de Incentivo às Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Os empreendimentos de Santo Augusto, Boa Vista do Buricá e Vista Alegre do Prata também fazem parte do programa RS Energias Renováveis da Secretaria de Minas e Energia.

Programa Gaúcho de PCHs
O programa tem potencial de investimento de R$ 3 bilhões. Deste valor, R$ 15 milhões serão revertidos para unidades de conservação ambiental. O potencial de energia gerada é de 480 megawatts, quantidade que abastece 1,4 milhão de residências.

Portaria da Fepam estabeleceu novas diretrizes e procedimentos técnicos para obtenção da licença ambiental. A fundação adaptou os portes dos empreendimentos e reduziu em até 80% no custo dos processos. De forma antecipada e inédita, o programa das PCHs definiu os pontos possíveis e os que ficarão livres de barramentos.


Antiga Usina Hidrelétrica é um dos atrativos turísticos dos municípios de Boa Vista do Buricá e São José do Inhacorá
A antiga usina fica no Rio Inhacorá. O acesso mais importante é pela localidade de Santana, no município de Boa Vista do Buricá. Distante cerca de 3,3 km do trevo de acesso a cidade, o local recebe visitas diariamente.
 
Um pouco da história do local
O projeto da usina foi iniciado por Paulo Trepte, natural da Saxônia - Alemanha, e veio ao Brasil em 1927. A construção foi feita a partir de um açude de 90 m de comprimento e 4 metros de altura. A energia elétrica chegou a Boa Vista do Buricá entre os anos de 1948 e 1954, quando o território era pertencente ao Município de Três Passos. Sempre com dificuldades financeiras, contava com a ajuda dos amigos para continuar o seu projeto de eletrificação.
 
A rede hidrelétrica foi então ampliada para as comunidades de Boa Vista do Buricá, Ivagaci, Vista Alta, Flor da Serra até perto de São Martinho, Linha Caçador e São José do Inhacorá.
 
No início havia luz, mas não havia consumo. Mais tarde a arrecadação não supria as despesas do consumo, pois não havia contador. Todo o trabalho era feito por ele, um maquinista e pelos próprios colonos. Ele mesmo fabricava transformadores, comprava o material para as redes como fios e isoladores. Os postes eram doados pelos colonos. Na época da instalação existiam constantemente problemas com falta de energia, ou era porque chovia muito e inundava a turbina, ou era seco demais e não havia água para a turbina funcionar.
 
Atualmente é feita a captação da água pela Corsan, abastecendo o município de Boa Vista do Buricá.
 
O local é aberto à visitação.


Postado por Lucas Mumbach



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

TELEFONE/WHATSAPP

55 3538 1799

Copyright (c) 2024 - FM SUCESSO - Sucesso FM 88.3 - Boa Vista do Buricá - Crissiumal
Converse conosco pelo Whatsapp!