(55) 3538-1799

NO AR

Modo Avião da Sucesso

fmsucesso.net.br

Agricultura

FETAG-RS reúne mais de 12 mil agricultores no 9º Grito de Alerta

Publicada em 15/05/19 às 20:43h

por FM SUCESSO


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: FM SUCESSO)
Misto de revolta e indignação, foi assim que o 9º Grito de Alerta marcou a história do Movimento Sindical. Com mais de 12 mil agricultores familiares na cidade de Santa Cruz do Sul, a FETAG-RS e os 319 Sindicatos de Trabalhadores Rurais mobilizaram a classe para reivindicar a valorização da agricultura familiar, a garantia de direitos, criação e manutenção de políticas públicas, contra a perda de direitos na reforma da previdência e a favor da auditoria da dívida pública.

Iniciando no parque de Exposições da Oktoberfest por volta das 8h da manhã os agricultores começaram a chegar. Oriundos de todos os recantos do estado, vieram para unir sua voz e chamar a atenção do governo estadual e federal. Próximo as 10h da manhã, a multidão saiu em caminhada pelo centro da cidade, puxados por uma ala de tratores e carroças de tração animal, a mobilização fez sua primeira parada em frente ao Sinditabaco. Entidade já havia recebido a comissão ontem(14) e recebido a pauta para a valorização da produção de fumo.

A segunda parada aconteceu em frente ao Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Em reunião com o Banco do Brasil a primeira notícia positiva da força do Grito de Alerta foi recebida. O gerente da entidade anunciou que disponibilizarão 50 milhões para acesso dos agricultores ao PRONAF Mais Alimento.

Ao meio dia, em frente ao INSS, o ato mais forte aconteceu, com uma mística da juventude e das mulheres rurais mostrando que a categoria não deixará que o governo tire os direitos. Na assembleia de encaminhamento da mobilização, o presidente da FETAG-RS – Carlos Joel da Silva fez o anúncio da audiência obtida em Brasília. Durante o dia de hoje, em Brasília uma comissão de representação da FETAG-RS acompanhado do Deputado Heitor Schuch e da CONTAG, realizaram audiência com o presidente da comissão especial da PEC 06/2019 – Dep. Federal Marcelo Ramos. Na oportunidade o presidente Marcelo garantiu que os rurais, o BPC, a Desconstitucionalização e a Capitalização ficarão fora da reforma.

Presidente da FETAG-RS – Carlos Joel afirma que “O Grito de Alerta já surtiu efeito! O presidente da comissão especial da PEC 06 anunciou que estamos fora da reforma. Contudo, é necessário compreender que ainda precisamos garantir o voto dos 171 deputados favoráveis à emenda na PEC.”

Carlos Joel ainda comunicou que o Grito de Alerta ecoou em Brasília, quando conseguimos agendar uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados – Rodrigo Maia para amanhã a tarde as 15h, para tratar sobre a reforma da previdência para os rurais. Ainda, garantiu a vinda do Secretário da Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Fernando Schwanke, no dia 17 de maio, na sede da FETAG-RS, para discutir o próximo Plano Safra.

“O Grito de Alerta cumpriu seu papel! Sentimos a emoção dos agricultores familiares que estiveram na mobilização e mostraram para a sociedade sua voz e sua força e ainda, definiram em assembleia que se não forem atendidas as reivindicações, estão prontos para novas mobilizações no estado e em Brasília. Fizemos uma mobilização que vai ficar na história do movimento sindical” completa Carlos Joel.


Postado por Lucas Mumbach



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

TELEFONE/WHATSAPP

55 3538 1799

Copyright (c) 2024 - FM SUCESSO - Sucesso FM 88.3 - Boa Vista do Buricá - Crissiumal
Converse conosco pelo Whatsapp!